WTE – III Workshop de Tecnologia Eleitoral

Datas importantes (Prazos estendidos)

Registro e Submissão: 10/09/2017 22/09/2017
Notificação de aceite: 29/09/2017 02/10/2017
Versão final: 09/10/2017

Apresentação

O Brasil vem adotando crescente informatização das suas eleições desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, culminando no cenário atual onde se vislumbra a instalação de dispositivos de identificação biométrica em todos os equipamentos de votação. Entretanto, a participação do meio acadêmico, em particular do segmento orientado à Segurança da Informação, tem sido pouco expressiva nesta iniciativa.

O III Workshop de Tecnologia Eleitoral é um evento científico organizado como evento satélite do XVII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2017). O objetivo principal do evento consiste em fomentar a pesquisa em tecnologia eleitoral, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais com interesse em questões ligadas ao voto eletrônico.

Tópicos de interesse

Autores são convidados a submeterem trabalhos relacionados diretamente ao objetivo central, destacada a lista não-exaustiva de temas a seguir:

  • Auditoria de sistemas eleitorais eletrônicos
  • Análise de segurança e ataques em sistemas existentes
  • Autenticação e registro de eleitores
  • Aspectos legais e padrões em votação eletrônica
  • Levantamento formal de requisitos e propriedades de segurança
  • Mecanismos para verificação independente de resultados
  • Mecanismos para incremento de transparência eleitoral
  • Projeto de novos sistemas para votação eletrônica
  • Proteção do sigilo do voto e integridade de resultados
  • Protocolos criptográficos para votação eletrônica
  • Primitivas criptográficas com aplicação em votação eletrônica
  • Sistemas de votação em produção ou em desenvolvimento
  • Usabilidade e acessibilidade em tecnologia eleitoral
  • Votação segura com cédulas físicas ou via Internet

Instruções para autores

Os artigos submetidos devem apresentar um trabalho de pesquisa com resultados originais, ainda que de caráter preliminar. A apresentação do artigo deve conter uma descrição do contexto em que se insere o trabalho, detalhamento rigoroso da pesquisa propriamente dita ou estudo de caso relevante, e conclusões consistentes com os resultados.

A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS da SBC (submissoes.sbc.org.br). Todos os artigos devem ser submetidos de forma anônima, ou seja, devem evitar qualquer informação no cabeçalho do artigo, no texto e nas referências que vinculem o artigo à identidade dos autores e suas instituições.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e submetidos exclusivamente em formato PDF. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC para escrita de artigos, entre 5 e 12 páginas, incluindo figuras, tabelas, referências e apêndices. Espera-se que artigos mais longos possuam resultados mais definitivos.

Todos os artigos serão avaliados por um corpo de revisores, seguindo um processo de revisão duplamente cega (sem identificação dos autores, revisores e suas instituições). Os artigos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores, para que possam ser publicados nos anais do evento. A duração das apresentações será determinada de acordo com o número de artigos aceitos e profundidade de cada contribuição individual.

Comitê de organização

  • Diego de Freitas Aranha, UNICAMP
  • Jeroen van de Graaf, UFMG
  • Mario Gazziro, UFABC
  • Roberto Samarone Araújo, UFPA
  • Ruy J. Guerra B. de Queiroz, UFPE