Minicursos aceitos

Minicurso 1 (MC1): O Computador para o Século 21 – Desafios de Segurança e Privacidade após 25 Anos

Autores:
Leonardo B. Oliveira (UFMG)
Fernando M. Q. Pereira (UFMG)
Rafael Misoczki (Intel Labs)
Diego F. Aranha (UNICAMP)
Fábio Borges de Oliveira (LNCC)
Michele Nogueira (UFPR)
Michelle Wangham (UNIVALI)

Resumo:
Passaram décadas desde que Mark Weiser publicou seu trabalho influente sobre como seria um computador do século 21. Ao longo dos anos, alguns dos recursos da UbiComp apresentados naquele trabalho foram sendo gradualmente adotados pelas indústrias no mercado de tecnologia. Embora esta evolução tecnológica tenha resultado em muitos benefícios para a nossa sociedade, também colocou, ao longo do caminho, incontáveis desafios que ainda temos que ultrapassar. Este minicurso abordará grandes desafios de duas áreas que mais afligem a revolução UbiComp: segurança e privacidade. Serão examinados problemas abertos em proteção de software, segurança de longo prazo, engenharia de criptografia, implicações de privacidade, resiliência cibernética e gestão de identidade. Também serão apontadas direções promissoras para soluções desses problemas. Os autores sustentarão que se obtermos tudo isto direito, transformaremos a ficção científica de UbiComp em um fato científico.


Minicurso 2 (MC2): Mecanismos de Segurança Baseados em Hardware – Uma Introdução à Arquitetura Intel SGX

Autores:
Newton C. Will (UTFPR/UFPR)
Rafael C. R. Condé (UFPR)
Carlos A. Maziero (UFPR)

Resumo:
Este curso tem como objetivo apresentar uma revisão dos mecanismos de segurança baseados em hardware mais relevantes, sua evolução, culminando na apresentação da arquitetura Intel SGX, introduzida no final de 2015 pela Intel em seus processadores Skylake de 6a geração.
O minicurso apresentará a tecnologia SGX, trazendo roteiros teorico/práticos que visam apresentar ao público formas de tirar proveito das vantagens providas por esta nova tecnologia. O publico-alvo da apresentação são profissionais e pesquisadores da área de segurança e desenvolvimento de aplicações, com um conhecimento intermediário em linguagem C.

Minicurso 3 (MC3): Segurança de Aplicações Blockchain Além das Criptomoedas

Autores:
Alexandre Melo Braga (CPqD)
Fernando Cezar H. Marino (CPqD)
Robson Romano dos Santos (CPqD)

Resumo:
Existe muito mais na tecnologia blockchain que as moedas criptográficas. Este minicurso abordará a segurança de aplicações da tecnologia blockchain de modo amplo e além das criptomoedas como o Bitcoin. O Bitcoin e outras criptomoedas serão tratados como exemplos ilustrativos de tecnologias blockchain específicas. Além disso, os aspectos de construção cobrirão plataformas blockchain modernas como Hyperledger e Ethereum. Este minicurso busca atender a uma demanda por profissionais e acadêmicos em relação ao desenvolvimento seguro de aplicações blockchain tanto de uso público (como as criptomoedas), quanto de uso privado (como as blockchains corporativas). O minicurso é introdutório e tem o objetivo de mostrar aos programadores de software e profissionais de segurança da informação os aspectos da tecnologia blockchain necessários ao desenvolvimento de aplicações seguras, facilitando o aprofundamento em estudos futuros.

Minicurso 4 (MC4): Uso de Blockchain para Privacidade e Segurança em Internet das Coisas

Autores:
Emanuel F. Jesus (UFF)
Vanessa L. R. Chicarino (UFF)
Célio V. N. Albuquerque (UFF)
Antonio A. de A. Rocha (UFF)

Resumo:
Embora as soluções de IoT (Internet das Coisas) sejam cada vez mais uma realidade atual, alguns desafios-chave carecem ainda de uma atenção especial para que essas soluções dêem um suporte ainda maior para a crescente demanda por dispositivos conectados e os serviços oferecidos.
Devido a possível relevência e sensibilidade dos serviços, as soluções de IoT devem abordar as preocupações de segurança e privacidade em torno desses dispositivos e dos dados que eles coletam, geram e processam. Recentemente, a tecnologia Blockchain ganhou muita atenção em
soluções de Internet das Coisas. Seus principais cenários de uso estão no domínio financeiro, onde o Blockchain cria um mundo de promissoras aplicações e pode ser aproveitado para resolver os problemas de segurança e privacidade. Porém, essa emergente tecnologia tem um grande
potencial nas mais diversas áreas tecnológicas, e pode ajudar significativamente a alcançar a visão da Internet das Coisas em diferentes aspectos, aumentando a capacidade de descentralização, facilitando interações, possibilitando novos modelos de transações e permitindo a coordenação
autônoma dos dispositivos. Neste contexto, este minicurso, além de fornecer conceitos sobre a estrutura e funcionamento do Blockchain, analisará como esta tecnologia pode ser usada para prover segurança e privacidade em IoT.